quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Moringa Planta

Notícia completa em http://amoravida.pt/loja/moringa-planta/

A Moringa Oleífera (Moringaceae) é uma planta de origem indiana, também chamada de “carne verde”. Biólogos e botânicos consideram-na um milagre da natureza pois contém:


  • Vitaminas (A, B, C, E, e betacaroteno), sendo 7 vezes mais rica em vitamina C que a laranja e 4 vezes mais rica em vitamina A que a cenoura

  • 4 vezes mais cálcio que o leite

  • 3 vezes mais potássio que a banana

  • 2 vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi)

  • Mais ferro do que o espinafre, além de fósforo, selénio e zinco


Como consumir?


O chá de moringa é feito com as folhas e carrega todos os benefícios citados acima, podendo ser consumido diariamente por pessoas de todas as idades. Além disso, existem outras formas de consumo relacionadas a seguir.


As folhas podem ser usadas em saladas, refogadas, ou ainda como complemento em pratos quentes. Seu sabor lembra um pouco o agrião e o rabanete, sendo levemente picante. As vagens, saborosas, devem ser cozidas antes de consumidas: cozinha-se e em seguida deve-se abrir a vagem e retirar as sementes que podem, inclusive, ser consumidas torradas.


As flores, assim como as folhas, podem ser usadas em saladas, mas a parte mais nutritiva da planta é a raiz e a casca, que podem ser usados de diversas formas.


Na Índia, por exemplo, usa-se a casca triturada misturada ao sal para o tratamento das dores nas articulações e reumatismo, além de estimulante da digestão e do apetite.



Constituintes


Betacaroteno (mais que a cenoura), vitamina C (mais que a laranja), vitamina B, vitamina E, proteína (contém todos os 9 aminoácidos essenciais), cálcio (mais que o leite), ferro (mais que o espinafre), potássio (tão quanto a banana), glucosinolatos, flavonoides, saponinas, taninos, terpenos, alcaloides, glicosídeos cardiotônicos


A isoquercetina, astragalina e o ácido clorogênico são componentes da planta que podem ser utilizados em sua identificação.






Partes utilizadas


Em relação ao uso medicinal da moringa, as partes mais utilizadas são as folhas, casca e sementes. Mas existe relatos na medicina tradicional do uso de toda as partes da planta, como: raiz, caule, vagem imatura e flores.





​Efeitos


Antioxidante, broncodilatador, espasmolítico, anti-inflamatório, anti-microbiano, antifúngico, depressor do sistema nervoso central, anticonvulsivante, antidiabético.





Indicações


  • Desnutrição e doenças associadas

  • Doenças crónicas relacionadas ao HIV (medida complementar)

  • Asma (medida preventiva e complementar)

  • Recuperação do fígado (medicina popular)

  • Cancro do pâncreas (medida preventiva e complementar)

  • Diabetes (medida complementar e preventiva)

  • Arteriosclerose, doença arterial coronariana, colesterol alto (medida complementar)


Contra-indicações


Nenhuma conhecida.





Originalmente publicado em Amor À Vida que pode visitar em http://amoravida.pt/loja/moringa-planta/

Sem comentários:

Enviar um comentário